segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Aromas de natal


Por: Milene Siqueira 

O óleo essencial de Abeto Siberiano é um dos cheiros tradicionais dos pinheiros típicos do Natal. Uma das variações do Abeto, é o Espruce que tem cheiro e ações similares ao de Abeto. 
Cheiro de floresta, e ricos em acetato bornílico atuam no sistema nervoso central como sedativo, diminuindo a liberação de hormônios do stress. Bactericida, anti-fúngico e tônico para o aparelho respiratório tratando sinusites, bronquites, asma.
Abetos combinam bem com óleos de Limão, Olíbano, Eucaliptos e Lavanda.





Para o Natal brasileiro há quem prefira os cheiros de óleos como Cravo ou Canela, que aquecem e lembram a compotas, rabanadas e doces típicos. 

Junto ao óleos  de Laranja combinam e conferem alegria no ambiente. Use sempre com cautela óleos de Cravo ou Canela, ok ?!




Gotinhas de óleo de Cedro trazem o cheiro da madeira, fortalecem a espiritualidade e até nos faz imaginar a oficina de brinquedos da casa do Papai Noel...

Óleos sempre lembrados são Olíbano e Mirra, presentes dos reis magos. 

Olíbano (incenso real), é uma tradição antiga de queima religiosa, como oferenda e facilitador da meditação, ponte religiosa, de "re-ligação". Mirra, provavelmente o óleo mais usado na antiguidade, os egípcios a utilizavam para celebrações em adoração ao sol. Mirra tem a vibração da iluminação e transformação pelo Amor.



Para a noite de Natal, use os óleos  em difusores, rechauds, pingue algumas gotinhas em potes com água e mergulhe velinhas, passe em chumaços de algodão ou pedaços de feltro recortados com motivos de Natal e pendure na árvore de Natal ou próximo à Lâmpadas para que o aquecimento espalhe o aroma ou faça borrifadores misturando o óleo ao álcool de cereais (preferencialmente) e complete com água. 




O clima está bem quente ? Pendure os enfeites de feltro aromatizados próximo aos circuladores de ar e dê preferência aos aromas cítricos como Limão, + Abeto. Outra dica é colocar o óleo sobre a parafina derretida da vela, porém sempre com cuidado, pois lembre-se que óleo são inflamáveis.
Fonte da imagens: internet



9 comentários:

  1. Boas dicas, amei!! Adoro o cheiro de canela e da mirra!!
    Bjoss

    ResponderExcluir
  2. teve ser ótimos esses aroma , é pra enfeita o natal tb http://flaviamariavieira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. amei todas as dicas

    Uma linda semana pra vc...

    bjks

    blogdabiane.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi Eliana,
    Gosto bom dos aromas de cravo e canela.
    bjs
    Obrigada e ótima semana também!

    ResponderExcluir
  5. Super dicas ~ adorei ^^

    Blog: http://himi-tsu.blogspot.com.br/
    Fanpage: https://www.facebook.com/HimitsuBlog
    Me ajuda a alcançar minha meta de 1500 curtidas?

    xx

    ResponderExcluir
  6. Oi Eliana, que belo post, só de ler ja deu para imaginar os aromas, muito bem explicado, eu nunca sei onde encontro esses óleos por aqui e na net tenho medo de comprar e não gostar, mas vai o perfume das frutas dentro de casa que pra mim já lembra o natal, um bj no seu coração Flor.

    ResponderExcluir
  7. Que boa explicação para o uso desses óleos, adoro um perfume pela casa, vou providenciar algiumas essências.
    Bjs.
    Silvia.

    ResponderExcluir
  8. Olá Eliana!

    Ainda ontem, enquanto terminava de montar minha árvore artificial, pensava em como era bom o cheirinho do pinheiro de verdade - minha mãe montou muita árvores naturais.
    E suas dicas de óleos e cheirinhos foram muito preciosas.

    Abraços e linda tarde.

    ResponderExcluir
  9. Oi Eliana,
    Obrigada e ótimo finde para você também.
    bjs

    ResponderExcluir

Obrigada por deixar seu comentário.