sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Advento de natal



Vários símbolos do Advento nos ajudam a mergulhar no mistério da encarnação e a vivenciar melhor este tempo. Entre eles há a coroa ou grinalda do Advento
Ela é feita de galhos sempre verdes entrelaçados, formando um círculo, no qual são colocadas 4 grandes velas representando as 4 semanas do Advento. 
A coroa pode ser, colocada ao lado do altar ou em qualquer outro lugar visível. 
A cada domingo uma vela é acesa; no 1° domingo uma, no segundo duas e assim por diante até serem acesas as 4 velas no 4° domingo. 
A luz nascente indica a proximidade do Natal, quando Cristo Salvador e Luz do Mundo, brilhará para toda a humanidade, e representa também, nossa fé e nossa alegria pelo Deus que vem. 
A cor roxa das velas nos convida a purificar nossos corações em preparação para acolher o Cristo que vem. 
A vela de cor rosa, nos chama a alegria, pois o Senhor está próximo. 
Os detalhes dourados prefiguram a glória do Reino que virá.


Coroa do Advento (ou guirlanda do advento) é um objeto muitas vezes de forma circular coberta de ramos verdes (ou o chamado festão) na qual se põe quatro velas (verde no 1º domingo do advento, roxa no 2º domingo, rosa ou rósea no 3º domingo e branca no 4º domingo). 
Na Igreja Católica as velas da coroa do advento, geralmente segue as cores litúrgicas semelhantes vestes sacerdotais (roxo no 1º domingo, roxo no 2º domingo, rosa ou rósea no 3º domingo e roxa no 4º domingo). O roxo simboliza a conversão e o rosa a alegria e expectativa do encontro com Cristo em meio a conversão. Exposta nas igrejas nas quatro semanas que precedem o santo natal de Jesus, geralmente é posta próxima ao presépio ou do ambão, enfim, num lugar de destaque no templo. Simboliza a alegria da espera do Senhor que está para vir, o Advento de Jesus.
A coroa de advento é feita com ramos verdes, geralmente envolvida por uma fita vermelha e nela as 4 velas são afixadas. Ela simboliza a preparação das pessoas para receber o Natal.
O círculo da coroa: simboliza a nova aliança de Deus com a humanidade. Os ramos verdes, da coroa do advento significam a esperança, essa mesma esperança que leva a perseverança, uma entrega total da vida a Deus.


A fita vermelha: está ligada à cor do fogo e do sangue. 
Simboliza a cor da vida, do amor e ao mesmo tempo do derramamento do sangue, sacrifício. 
As 4 velas: uma vela para cada domingo que antecede ao dia 25 de dezembro. As velas da coroa são acesas (a cada domingo mais uma), para iluminar a vigília do Advento, a preparação para vinda da Luz do Mundo, Jesus Cristo.
As bolas simbolizam os frutos do Espírito Santo que brotam no coração de cada cristão.


As quatro velass as quatro velas da coroa simbolizam, cada uma delas, uma das quatro semanas do Advento . 
No início, vemos nossa coroa sem luz e sem brilho. Nos recorda a experiência de escuridão do pecado. 
A medida em que se vai aproximando o Natal, vamos ao passo das semanas do Advento, acendendo uma a uma as quatro velas representando assim a chegada, em meio de nós, do Senhor Jesus, luz do mundo, quem dissipa toda escuridão, trazendo aos nossos corações a reconciliação tão esperada. 
A primeira vela lembra o perdão concedido a Adão e Eva. 
A segunda simboliza a fé de Abraão e dos outros Patriarcas, a quem foi anunciada a Terra Prometida. 
A terceira lembra a alegria do rei Davi que recebeu de Deus a promessa de uma aliança eterna.
A quarta recorda os Profetas que anunciaram a chegada do Salvador. 
O mais adequado é que todas as velas da coroa do Advento sejam roxas, com exceção de uma que pode ser rosa para lembrar o Domingo Gaudete.
Neste ponto, temos que fazer uma cuidadosa distinção: as velas roxas são usadas na coroa do Advento, mas não fazem partes das velas para celebração do Santo Sacrifício da Missa, uma vez que a coroa do Advento surgiu da piedade popular. 


O segundo ponto é que as velas para a celebração da Missa não seguem a cor usada pelo celebrante. Portanto, é errado usarmos velas verdes durante o tempo Comum, ou vermelhas no Domingo de Ramos. 
As velas, como nos orientam os documentos da Igreja, devem ser de cera amarela ou de parafina branca, independente da cor litúrgica do dia. Somente o sacerdote manifesta a cor litúrgica do dia. 
Outra razão para não serem usadas as velas coloridas é que todos os símbolos da liturgia devem ser naturais, assim como a água, o vinho e etc.



Um comentário:

  1. Oi Eliana,
    Acompanha a coroa do Advento na missa.
    Mas aqui em casa decoro depois com as velas!
    bjs
    Ótimo finde!

    ResponderExcluir

Obrigada por deixar seu comentário.