terça-feira, 2 de abril de 2013

O que é feng shui e como usá-lo em Arquitetura e decoração


Vejam que matéria maravilhosa sobre feng Shui que foi publicada no Fórum da Construção, espero que gostem:

  


Esta técnica é usada na China há milhares de anos para promover equilíbrio interior e circulação de bons fluidos nos ambientes. 
A idéia é expandir as energias positivas dentro da edificação permitindo que o ambiente possa receber as melhores vibrações da natureza. Detalhes na disposição dos cômodos e na decoração promovem a harmonização dos espaços, aumentando a qualidade de vida dos moradores que ficam com bom astral, cheios de paz e alegria.
Para a energia fluir de maneira livre na edificação, especialmente em residências, é preciso fazer a decoração de acordo com os milenares ensinamentos do Feng Shui. 
É preciso neutralizar os fluidos nocivos para não comprometer a circulação de energia. Aplicando essa técnica é possível, dia a dia, ir transformando o mal estar e estresse em felicidade com satisfação interior, além de ativar as energias necessárias para que cada morador possa alcançar seus objetivos e suprir suas necessidades.
Mas, atenção: a mesma técnica ensina que, para que os benefícios apareçam, o primeiro passo é desejar realmente as mudanças, ou seja, o Feng Shui não faz milagres, apenas ajuda a natureza a canalizar boas energias para quem estiver pronto a recebê-las. Portanto, se você não acredita “nestas coisas” é melhor nem perder tempo com o Feng Shui... Para os que acreditam, vejamos então como proceder:

Como funciona:

0 Feng Shui tem muitos detalhes, vamos aqui apenas dar um resumo dos seus princípios. 
A idéia é equilibrar na habitação os 5 Elementos básicos da natureza, segundo a tradição chinesa, que são Fogo, Terra, Metal, Água e Madeira.
 Este equilíbrio é distribuído ao longo dos ambientes usando uma ferramenta chamada Baguá, um desenho de oito lados que divide a edificação em áreas que precisam ser ativadas para atingir o equilíbrio energético.

0 Baguá simboliza diferentes facetas do ser humano, ou seja, áreas em que precisamos estar equilibrados para nos sentir bem. Estas áreas são Trabalho, Espiritualidade, Família, Prosperidade, Sucesso, Relacionamentos, Criatividade, Amigos e Saúde, esta última localizada no centro da figura. Estes aspectos são chamados de Setores ou Áreas e cada um deles é regido por um Elemento, além de ter suas cores e flores específicas.
 
O desenho abaixo mostra o baguá, com suas áreas e cores respectivas:


O Baguá deve ser aplicá-lo na planta baixa da residência, perfilando a Área do Trabalho com a parede onde se encontra a porta principal. Com isto, ficarão determinados os outros Setores, daí em diante é preciso ambientar cada espaço de acordo com os Elementos que irão favorecer o fluxo das energias positivas no local e aumentar a qualidade de vida de quem usufrui daquele ambiente.

Os cinco elementos básicos da natureza

A filosofia do Feng Shui apregoa que os 5 Elementos da natureza, ou seja, Fogo, Terra, Metal, Água e Madeira, devidamente combinados, alteram as vibrações de uma edificação. Justamente por isto, é necessário saber dosá-los por que o excesso ou a falta de um Elemento pode bloquear o trânsito de energias favoráveis e prejudicar o ânimo dos moradores. Para atender a esta premissa é preciso saber como ativar a vibração de cada um dos elementos, acompanhe:

Fogo


Elemento associado a movimento, dinamismo, coragem e calor. Quando em excesso traz agressividade e intolerância. 
Para ativar -- Aplicar cores quentes, plantas com folhas pontiagudas e objetos em forma de triângulo, como pirâmides.
Cores associadas: vermelho e púrpura.
Flores -- Gerânio, bromélia e begônia.

Terra

No Feng Shui representa equilíbrio, estabilidade, sabedoria e beleza. 
Seu excesso pode antecipar problemas que estariam reservados ao futuro.
Para ativar – Mobiliar o local com moveis rústicos, objetos nas formas quadradas e peças de cerâmica, como vasos e esculturas.
Cores associadas -- Laranja, amarelo e marrom.
Flores -- Amarelas, como o girassol.

Metal

Representa a força, controle, discrição e a comunicação. Se estiver em excesso tende a atrair destruição, perigo e tristeza. 

Para ativar – Decorar o cômodo com objetos arredondados de mármore, vidro ou metal como, por exemplo, esculturas ou móveis de ferro.
Cores associadas -- Branco e prateado
Flor -- Jasmim

Água

Está ligada à reflexão, compreensão, sabedoria e relaxamento. Se usada em desarmonia ocasiona medo e nervosismo.
Para ativar – Decorar o local com utensílios de formas sinuosas, quadros com motivos marítimos, aquários e fontes.
Cores -- Azul-escuro e preto
Flores -- Plantas em vasos de vidro

Madeira

Associada à persistência, criatividade, versatilidade e crescimento interior. Seu excesso dificulta a aceitação de críticas.

Para ativar – Decorar o cômodo com tapetes de juta ou de sisal, usar objetos de madeira e também quadros representando plantas e flores.
Cor -- Verde 
Flores -- todas elas podem representar esse elemento


Aplicando o Baguá

O Baguá é o instrumento básico da aplicação do Feng Shui, além de ser ele mesmo uma imagem considerada poderosa como talismã e elemento de ativação de energias e talismã.
Consiste em uma figura geométrica cujos 8 lados e também o centro têm cada um sua função. 
Com o baguá é possível associar as diversas áreas da casa aos Setores correspondentes na vida do usuários do local. 
A cada uma dessas áreas adicionam-se cores, formas, objetos e elementos que ajudam a ativar as boas energias em cada ambiente. 

Para aplicar o baguá é necessário ter em mãos a planta baixa da residência, em escala conveniente para ser usada com a figura de baguá que você tiver.
Verifique qual é a principal porta de entrada da residência, pode ser a porta principal ou ainda a dos fundos e até a da garagem, o que for mais utilizado no dia-a-dia. 
Posicione o baguá sobre a planta alinhando o Setor do Trabalho à parede onde se encontra essa entrada. Alinhe a parede oposta com o setor do sucesso, esticando o desenho do baguá tanto quanto for necessário.
Feito isso, você poderá observar a planta da edificação dividida em 9 partes.


Cada uma delas representa um Setor da vida dos habitantes, cada uma essas deverá receber acessórios específicos para atrair as energias positivas para harmonizar a edificação, conforme veremos adiante.
Continua...










5 comentários:

  1. Adorei tudo, Eliane, usei o baguá apenas no meu quarto e obtive bons resultados.
    Parabéns pelo post, está perfeito e bem completo.
    Sobre as cores, sabia pouco,mas agora sei mais um pouquinho.

    Bjosss

    ResponderExcluir
  2. Oi Eliana,
    Já li muito sobre FENG SHUI, por conta de projetos.
    Confesso que não sou adepta 100%.
    Gosto das pequenos detalhes :cores, água, verde...o que pode complementar a minha decoração sem interferir no que gosto.
    Não mudo mobiliário de lugar por conta dele
    Já fiz muitas plantas com orientação do baguá, e quando fomos reformar a nossa casa, sem muitas possibilidades de mudança por conta de ser uma casa antiga, posicionei o baguá depois de pronta...e muita coisa ficou de acordo!
    :)
    bjs

    ResponderExcluir
  3. nunca me liguei no feng shui me ligo mais ma estética, coloco um móvel ou um objeto em um lugar de acordo com a estética,.

    ResponderExcluir
  4. Olá vim passar pra te dizer que você esta de parabens seu blog é muito interessante e legal, estou seguindo.
    meu blog:http://dicastodalinda.blogspot.com.br/
    beijoos

    ResponderExcluir
  5. Ótima matéria sempre achei muito interessante feng shui.

    ResponderExcluir

Obrigada por deixar seu comentário.