domingo, 3 de março de 2013

Maça e suas propriedades


Fruto da macieira da família “rosaceae” do gênero “malus” no Brasil existem inúmeras variedades as mais populares são: fugi e a gala.
Trata-se de uma das frutas mais antigas cultivada há milênios, destaca-se como um alimento de primeira linha.
Apresenta frutas resistentes que, quando refrigeradas podem durar longo tempo sem estragar, muitas vezes colhidas numa estação e consumidas em outra.
A exemplo do que ocorre na Ásia, Europa e Estados Unidos as quais são colhidas no outono para serem consumidas no inverno.

USO MEDICINAL DA MAÇÃ

Excelente para o sistema digestivo e imunológico, elimina as toxinas e dissolve o ácido úrico. 
Reduz o colesterol, previne o câncer digestivo, evita alergias, é ótima para dissolver cálculos dos rins e da vesícula.
Desinfetante bucal elimina o mau hálito a prisão de ventre, bom para herpes e eczema.
Combate o artritismo, gota, reumatismo, dor ciática, calmante por natureza proporciona sono relaxante.
Atua também no combate a doenças crônicas de pele, na sífilis. 
Auxilia na obesidade promovendo a saciedade, depurador sanguíneo, distúrbios intestinais, colite, tônico cardíaco previne o infarto do miocárdio.
Infecções da garganta, fortalece o cérebro, ossos, facilita o funcionamento do fígado indicado ainda na tuberculose, bronquite e asma. Purifica o organismo como um todo, desinfeta e cura sem prejudicar.
Como pudemos constatar a maçã é uma fruta de primeira grandeza, que não pode faltar na alimentação de nenhuma pessoa que queira viver de forma saudável.


1) Coma uma maçã por dia, deve ser escolhida as de cascas brilhantes e mais vermelhas, sem machucaduras.

2) Antes do uso deixe-as no hipoclorito de sódio por dez minutos, para eliminar resíduos de agrotóxicos, após lave-as uma a uma detalhadamente em água corrente, seque-as bem em um pano limpo em seguida está pronta para uso, se guardar na geladeira sua durabilidade se estende por até 30 dias se as frutas estiverem bem firmes, sem perder suas propriedades.

3) Se não tiver gastrite ou úlceras, coma a maçã com as cascas e sementes para aproveitar os sais minerais, vitaminas e princípios ativos existente.

4) Pode ser saboreada também como sucos, tortas, rocamboles e bolos de preferência naturais, evitando–se o uso do açúcar branco e da farinha branca.

5) Evite os sucos industrializados, por conter conservantes químicos, use o suco natural o mais concentrado possível.

6) Para eliminar a tosse, rouquidão, afonia use 200 g de mel de abelhas corte três maçãs em partes leve ao fogo por 10 minutos até formar calda. Após esfriar consumir comendo os pedaços da fruta com a calda. 
No caso da afonia consumir a calda ainda morna. Pode ser usada também para prevenir as crises de asma, e no tratamento da broncopneumonia.

7) Para a cura da faringite fazer refeições exclusivas com maçã três vezes por semana. .

8) Usar o suco de maçã para a cura da frieira lavando as partes afetadas com o suco da fruta diluído em água.

9) Assim como a faringite a maçã cura também as infecções de garganta fazendo gargarejos quente várias vezes ao dia adicionando-se mel.

10) Para assegurar um sono tranqüilo e relaxante tome chá de casca de maça com o mel trinta minutos antes de dormir.

11) Se você atender as recomendações do item 1 de nossas dicas, certamente estará protegido contra uma infinidade de doenças, portanto faça da maçã seu alimento diário e com certeza contribuirá muitíssimo para a preservação de sua saúde proporcionando-lhe longevidade de vida. 

Fonte: http://www.vigorevida.com.br






2 comentários:

  1. Oi Eliana,
    É a minha fruta preferida...
    Eu gosto com casca, mas não como semente de nada, nem de uva!rs
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pela informação.Sofro de artrose e se antes já comia maçã,que adoro,agora então,vou consumir ainda mais esta deliciosa fruta.Beijos.Lenira,.

    ResponderExcluir

Obrigada por deixar seu comentário.