quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Teoria dos órgãos Zang Fu




Esta teoria se refere a como as relações entre os diversos sistemas orgânicos são compreendidas dentro do referencial da Medicina Tradicional Chinesa
O termo chinês também poderia ser traduzido como Teoria dos órgãos (Zang) e vísceras (Fu).
É fundamental considerar que as referências a órgãos não se limitam apenas a seu aspecto físico/material, mas também a seu aspecto energético/metabólico.
O equilíbrio e os intercâmbios entre estes sistemas são explicitados pela Teoria dos Cinco Elementos.

Os órgãos (zang)

Coração (Shinzo em japonês e Xin em chinês)

O canal do meridiano do Coração tem relação com a função e o órgão cardíaco e com a função e a víscera do intestino delgado. 
Está relacionado ao elemento fogo.
As principais funções do coração, segundo a medicina oriental, são: governar o sangue e controlar os vasos sanguíneos. 
Manifesta-se no aspecto físico (compleição), "abriga" a mente, "abre-se" na língua e controla a sudorese.

Fígado (Kanzo em japonês e Gan em chinês)

O canal ou meridiano do Fígado tem relação com a função e o órgão do fígado e com a função e a víscera da Vesícula Biliar. 
Está relacionado ao elemento madeira.
As principais funções do fígado, segundo a medicina oriental são: armazenar sangue (xue), assegurar o fluxo suave do Qi e controlar os tendões.
Manifesta-se nas unhas, "abre-se" nos olhos e "abriga" a Alma Etérea (espírito).
Emoção: raiva. 
Estação do ano: primavera. 
Cor: verde.
Órgão dos sentidos: olho. 
Sabor: azedo. 
Odeia o vento, responsável pelo útero e genitália externa, auxilia baço/pâncreas nos processos digestivos, general dos órgãos.

Pulmão (Haizo em japonês e Fei em chinês)

O canal ou meridiano do Pulmão tem relação com a função e o órgão dos pulmões e com a função e a víscera do intestino grosso.
Está relacionado ao elemento metal. 
Suas principais características funcionais são de domínio da energia pura (ar) e controle da respiração, regulação das "passagens de água" e governo da pele e do pâncreas.
As principais funções do pulmão segundo a medicina oriental são: governar o Qi e a respiração, controlar os meridianos e vasos sanguíneos, controlar a dispersão e a descendência, regular a "passagem das águas" , controlar a pele e os pêlos corpóreos, "abre-se" no nariz e "abriga" a alma corpórea (manifestação somática da alma).

Baço (Hizo em japonês e Shen em chinês)

O canal ou meridiano do Baço/Pâncreas tem relação com a função e o órgão do baço e com a função e a víscera do estômago. 
Está relacionado ao elemento terra.
As principais funções do Baço segundo a medicina oriental são: governar a transformação, o transporte, e o controle do sangue, controlar os músculos e os quatro membros; "abre-se" na boca e manifesta-se nos lábios, controla a "ascendência do Qi" e "abriga" o pensamento.

Rim (Jinzo em japonês e Shen em chinês)

O canal ou meridiano do Rim tem relação com a função e o órgão dos rins e com a função e a víscera da bexiga.
Está relacionado ao elemento água. 
Suas principais características funcionais são de armazenamento da essência vital, dominando a reprodução, o crescimento e o desenvolvimento humano, de produção da medula óssea e nervosa, e de domínio dos fluidos corporais.
As principais funções do rim, segundo a medicina oriental, são: armazenar a essência, "governar" o nascimento, crescimento, reprodução e desenvolvimento, produzir a medula, "abastecer" o cérebro e "controlar" os ossos; "governar" a água, controlar a recepção do Qi; "abre-se" nos ouvidos e manifesta-se no cabelo, controla os dois orifícios inferiores e "abriga" a força de vontade.

Circulação/Sexualidade (Shinpo em japonês e Xinbao em chinês)

O canal ou meridiano da Circulação/Sexualidade, embora no passado fosse interpretado como Pericárdio e tendo, como função, proteger o coração dos ataques dos agentes exógenos, tem como função principal, por controlar toda série de funções que guardam relação com o coração e a função cardíaca, a circulação da massa humoral e a reprodução, que constituem a essência da vida.
Essa massa circundante inclui o conteúdo humoral e a reprodução, que constituem a essência da vida. Essa massa circundante inclui o conteúdo humoral, hormonal e imunológico, enquanto a reprodução está relacionada especialmente com a função do sistema endócrino, particularmente das gônadas. 
Esta relacionado ao elemento fogo e ao canal ou meridiano do Triplo-Aquecedor.
As principais funções da Circulação/Sexualidade, segundo a medicina oriental, são mais ou menos idênticas àquelas do coração: governa o sangue e "abriga" a mente, apresentando uma influência importante sobre o estado mental e emocional.

As vísceras (fu)

Intestino Delgado (Shotio em japonês e Xiaochang em chinês)

O canal do Intestino Delgado tem relação com a função e a víscera do intestino delgado e com a função e o órgão do coração. 
Está relacionado ao elemento fogo. 
Sua principal função é a de receber e armazenar temporariamente o alimento parcialmente digerido pelo estômago e executar a separação da essência a ser absorvida dos resíduos e dejetos sólidos que passarão para o intestino grosso para serem eliminados.
As principais funções do intestino delgado segundo a medicina oriental, são: controlar a recepção e a transformação e separar os Fluidos Corpóreos (Jin Ye).

Vesícula Biliar (Tanzo em japonês e Dan em chinês)

O canal ou meridiano da Vesícula Biliar tem relação com a função e a víscera da vesícula biliar e com a função e o órgão do fígado. Está relacionado ao elemento madeira e sua principal função é a de comandar a função biliar total, intra e extra-hepática, incluindo as vias biliares. 
A vesícula armazena a bile e excreta para auxiliar a digestão dos lipídios.
As principais funções da Vesícula Biliar segundo a medicina oriental, são: estocar e excretar a bile, controlar o "julgamento", controlar os tendões.

Intestino Grosso (Daitio em japonês e Dachang em chinês)

O canal ou meridiano do Intestino Grosso tem relação com a função e a víscera do intestino grosso com a função e o órgão dos pulmões. 
Está relacionado ao elemento metal e suas principais funções são de absorção de líquidos e de componentes eletrolíticos (sódio, potássio, magnésio, cloro e bicarbonato) e eliminação de resíduos pesados.
As principais funções do intestino grosso segundo a medicina oriental, são: receber alimentos e líquidos do intestino delgado, reabsorver uma parte dos fluidos corpóreos, excretar as fezes.

Estômago (Izo em japonês e Wei em chinês)

O canal ou meridiano do Estômago tem relação com a função e a víscera do estômago e com a função e os órgãos do baço e do pâncreas. 
Está relacionado ao elemento terra e suas principais funções são as de receber e decompor os alimentos e, juntamente com o duodeno, comandar todas as funções digestivas transformadoras dos alimentos.
As principais funções do estômago segundo a medicina oriental, são: controlar o "amadurecimento e decomposição" dos alimentos, controla o transporte das Essências (Jing) dos alimentos, controla a descendência do Qi, é a origem dos Fluidos Corpóreos (Jin Ye).

Bexiga (Boko em japonês e Pangguang em chinês)

O canal ou meridiano da Bexiga tem relação com a função e a víscera da bexiga com a função e o órgão do Rim.
Está relacionado ao elemento água e sua principal função é a de acumular temporariamente a urina, antes de excretá-la, além de atuar decisivamente na função equilibradora e eliminatória dos rins.
A principal função da bexiga segundo a medicina oriental é remover a água por meio da transformação do Qi.

Triplo Aquecedor (Sansho em japonês e Sanjiao em chinês)

O canal ou meridiano do Triplo-Aquecedor, embora não seja uma víscera no sentido substancial, abrange todos os órgãos da cavidade abdômino-torácica e suas funções generalizadas de assimilação, distribuição e expulsão dos alimentos e líquidos.
Suas três funções representam a cárdio-respiratória, que regula a circulação do sangue arterial (aquecedor superior); a digestiva, de captação e transformação dos alimentos para que haja assimilação de nutrientes (aquecedor médio); e a gênito-urinária, que inclui o controle da excreção de urina e eliminação de detritos pelo intestino grosso mas, sobretudo, a função sexual relacionada com o psiquismo. 
Está relacionado ao elemento fogo e com o canal ou meridiano da Circulação-sexualidade. 
Entretanto, vários autores interpretam o Triplo-Aquecedor de forma diferente, como Maciocio, por exemplo, que, ao invés de relacionar suas funções, considera mais importante, fazer referência aos três diferentes aspectos do Triplo-Aquecedor, com a finalidade de tornar suas funções mais compreensivas:
.Triplo-Aquecedor como um dos Seis Sistemas Yang;
.Triplo-Aquecedor como uma "via para o Qi original"
.Triplo-Aquecedor como as três divisões do organismo.
http://pt.wikipedia.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por deixar seu comentário.