sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Costura

Olá pessoal, para fazer pequenos reparos nas roupas , não precisa ser nenhum mestre das agulhas vim trazer algumas dicas pra vocês:




KIT BÁSICO DE COSTURA 

. Botões diversos
. Agulhas de tamanhos variados
. Linhas de cores variadas
. Tesoura de costura (os modelos leves, com 15 ou 18 cm, são os melhores) 
. Alfinetes (uma barra de sabão pode servir bem de almofada para espetá-los. Além de acomodar alfinetes e agulhas, ele lubrifica as pontas, fazendo com que deslizem facilmente em tecidos duros) 
. Dedal
. Fita métrica
. Presilhas, ganchos, ilhoses e colchetes
. Fita autoadesiva
. Retalhos





TÉCNICAS PARA FAZER BAINHAS

. Antes de fazer bainha em uma saia, um vestido ou uma calça comprida, pendure a roupa por um dia num cabide, para dar mais caimento ao tecido.
. Prendedores de roupa podem ser mais convenientes que alfinetes para manter uma bainha no lugar enquanto você trabalha nela.

DICAS:

  • Passar a ferro prepara o tecido para uma costura mais uniforme. Ao passar a roupa, levante e abaixe o ferro com delicadeza, em vez de deslizá-lo para trás e para a frente sobre o tecido. 
  • Use linhas de algodão para costurar tecidos de fibra natural, e linhas sintéticas para os sintéticos. . Passe as agulhas da máquina numa lixa fina, pra afiá-las. 
  • Ao lubrificar a máquina, dê vários pontos sobre um mata-borrão antes de iniciar a costura, para retirar vestígios de óleo e evitar que o tecido manche. 
  • Pregue os botões de roupas infantis com fio dental. Ficam mais resistentes. 
  • Ao pregar botões de quatro furos, costure dois furos de cada vez, depois arremate a linha antes de costurar os outros dois. Assim, ele não cai se a linha de um lado for cortada. 
  • Facilite a costura em tecidos grossos esfregando uma barra de sabão úmida sobre o pano. 
  • Antes de cortar tecidos finos, passe a tesoura na água quente e seque-a bem. 
  • Ao costurar tecidos felpudos (veludo) na máquina, coloque um papel de seda sobre as felpas. Depois, puxe o papel (costurado) - ele desprega facilmente.


CONSERTAR ZÍPER EMPERRADO É FÁCIL!

Esfregue sobre o zíper um sabonete novo e seco. Passe um lápis preto comum (número 2), riscando para baixo e para cima, forçando em seguida o gancho para frente e para trás, até que comece a correr. 



‎"A gente podia poder costurar o tempo, bordando em cima dos erros para que eles sumissem.
Costurar as pessoas que gostamos pertinho.
Costurar os domingos, um mais perto do outro.
Costurar o amor verdadeiro no peito de quem a gente ama.
Costurar a verdade na boca dos seres.
Costurar a saudade no fundo de um baú para que ela de lá não fuja.
Costurar a auto estima bem alto, pra que nunca ela caia.
Costurar o perdão na alma e a bondade na mão.
Costurar o bem no bem e o bem sobre o mal.
Costurar a saúde na enfermidade e a felicidade em todo lugar". 


Fonte: Janaína Cavallin





5 comentários:

  1. Ótimo fim de semana pra vc amiga.

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi, que bom ti conhecer obrigado pelo carinho no meu humilde blog. Amei o seu blog. AMO Terapias Holísticas, já fui massoterapeuta hj estou só no artesanato. Estarei sempre aqui,bjss!

    Alânia Teixeira.

    ResponderExcluir
  3. Adorei o post!!! Adorei! Meu sonho é aprender a costurar e as dicas foram ótimas!

    Parabéns!

    Beijo!

    ResponderExcluir

Obrigada por deixar seu comentário.