terça-feira, 24 de janeiro de 2012

O sistema Linfático

O sistema linfático é composto por linfonodos, capilares linfáticos, pré-coletores linfáticos, coletores linfáticos, ducto torácico, ducto linfático direito e válvulas linfáticas.
- Linfonodos têm a forma esféricas ou elipsoides, estão geralmente situados na face anterior das articulações, desempenham a função de filtrar as impurezas da linfa e produzir linfócitos e macrófagos.
- Capilares linfáticos  são as primeiras estruturas do sistema linfático, nas quais o líquido intersticial, penetra no sistema linfático. Constituídos de tecido epitelial organizado em forma de escamas, formando pequenas válvulas abertas para o interior do capilar linfático.
- Pré-coletores linfáticos são os vasos intermediários entre os capilares e os coletores linfáticos. permitem a entrada da linfa e impedem seu refluxo, apresentam válvulas em seu lúmen. Em função disso, o sistema linfático é unidirecional.
- Coletores linfáticos são a continuação dos pré-coletores e também conduzem a linfa em sentido centrípeto.
- Ducto Torácico recebe a linfa proveniente dos membros inferiores, dos órgãos pélvicos, dos órgãos localizados no hemitórax esquerdo, do membro superior esquerdo, do lado esquerdo do pescoço.
- Ducto linfático direito é formado pela união dos troncos subclávio direito, jugular direito e brocomediastinal direito. Recebe a linfa proveniente do lado direito do corpo em nível da cicatriz umbilical: cabeça, pescoço, hemitórax direito, membro superior e dos órgãos internos direitos.
- Válvulas linfáticas tem a função de auxiliar o retorno da linfa em direção ao tronco das veias jugulares internas e subclávias. Permite a entrada da linfa nos vasos linfáticos e impede o seu refluxo.

O que é linfa? a linfa é liquido proveniente do espaço intersticial ao penetrar  dentro dos vasos linfáticos, passa ser chamado de linfa, sua composição é semelhante ao do plasma, contendo proteínas, água, eletrólitos, leucócitos e outras substâncias.       
 O fluxo da linfa é de aproximadamente três litros em 24 horas no sistema cardiovascular.


   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por deixar seu comentário.