sexta-feira, 28 de outubro de 2011

O que é Terapia Holística?

Terapia é uma palavra de origem grega THAERAPIA, que significa servir a Deus, se voltarmos no tempo veremos que os antigos viam a saúde como algo sagrado e aqueles que se dedicavam ao seu estudo eram sacerdotes, no sentido mais estrito da palavra.
Holistico vem de HOLOS, todo, o conjunto, porque dentro do conceito holístico as doenças não se devem a apenas uma causa, mas devem ser analisadas dentro de um todo, o homem não é apenas seu corpo físico, o homem sente, pensa e isto faz parte de seu modo de vida, interfere diretamente em quem é.
Analisamos o que se esconde por traz da dor no estomago, da febre; A terapia Holística parte de uma outra visão, procura abordar as causas do problema e não tratar apenas conseqüências, focaliza o trabalho no doente e não na doença, vai além, buscando descobrir os fatores emocionais, mentais e energéticos que criaram a condição para que uma doença tenha se instalado. Buscando tratar cada caso como algo único, por exemplo pensemos em duas pessoas que possuem uma enxaqueca, embora o problema   seja semelhante os caminhos pelo qual o problema se instalou são muito diferentes, cada ser é único, e precisa ser tratado de maneira única.
Segundo estudiosos a doença é o resultado do desequilíbrio do corpo espiritual que acaba por afetar o físico, a medicina trata deste último enquanto a Terapia Holística procura reintegrar o homem, restabelecendo a harmonia e o equilíbrio entre os diversos centros, quando se alcança o reequilíbrio o corpo físico reage mais prontamente a qualquer tratamento, inclusive ao alopático.
Isto não é uma nova teoria, trata-se, na verdade da mais antiga concepção acerca do homem, embora apenas recentemente a medicina tenha reconhecido o papel das emoções e pensamentos na saúde humana, no oriente esta visão tem orientado os últimos 5.000 anos de pesquisas com resultados fantásticos, no ocidente podemos encontrar rudimentos deste modo de ver entre várias tribos, e também teorias muito refinadas entre povos antigos, como os nativos do Hawaí, por exemplo, que dentro de uma ciência milenar já descreviam processos avançados de Psicologia e Terapia, eles conheciam o subconsciente e o seu papel, conheciam o consciente e ainda tinham profundos conhecimentos do superconsciente.
 Hiipócrates ( ? 460- 377 AC), tido como o Pai da medicina, tinha sobre esta idéias que muito destoam do que atualmente encontramos nas faculdades, Paracelso (1490-1541) falou sobre o impacto das emoções e pensamentos sobre a saúde humana há mais de quinhentos anos, Samuel Hahnemann (1785 – 1843) elaborou toda a teoria da Homeopatia partindo da visão Holistica, para Hahnemann o menos importante era saber o nome da doença, sendo o ponto crucial conhecer o doente.
 Terapeuta Holístico, deve conhecer o doente, seus hábitos, sua vida, alimentação, sua vida afetiva etc., cada informação tem o seu lugar dentro deste processo.
Conhecendo o paciente, o terapeuta conhecerá a causa da doença, conversar, ouvir o que paciente tem a dizer é muito importante, em meus atendimentos observo que durante o tratamento os pacientes fornecem informações que muitas vezes não dizem na primeira consulta, lembro que tive um paciente que não me informou que era fumante na ficha anamnese mas que durante uma de nossas conversas me disse que fumava desde os 20 anos, bem este é só exemplo dos vários casos que acontece.
Ouvir na nossa profissão é muito importante não esqueça de relatar tudo na ficha anamnese e pedi para paciente assinar.

O enfoque Holístico – A pessoa é tratada como um todo harmoniza-se o mental, espiritual, físico.



Namastê

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por deixar seu comentário.