sábado, 10 de setembro de 2011

Auriculoterapia

Auriculoterapia ou auriculopuntura assim como acupuntura é parte integrante da medicina chinesa.
A auriculoterapia é uma técnica que usa o pavilhão auricular para efetuar tratamentos terapêuticos, usando o reflexo que aurículo exerce sobre o sistema nervoso central.
Existem relatos do antigo Egito segundo os quais mulheres usavam pontos auriculares como forma anticoncepcional.
Por volta de 1950, o médico francês Paul Nogier deu importantes  contribuições para uso terapêutico do pavilhão auricular, dando origem a que se conhece hoje como auriculoterapia francesa.
Em 1990 a Organização Mundial da Saúde (OMS) reconhece a auriculoterapia como terapia de microssistema para benefício, promoção e manutenção da saúde, no tratamento de diversas enfermidades.
A orelha possui dois tipos de inervação uma cranial e outra espinhal, está rede nervosa está por praticamente todo pavilhão auricular e não existe dúvidas que sua rica inervação tem grande peso nos resultados terapêuticos, aplicação de um estimulo auricular acelera uma serie de reflexos que provocam reações seja a longo ou a curto prazo.
Segundo a MTC, na orelha se reúne os 12 meridianos, sendo na orelha também uma das principais zonas onde yin e yang se inter-relacionam.
Os três yang da mão e os três yang do pé chegam diretamente na orelha, diferente dos três yin da mão e dos três yin do pé que chegam indiretamente atráves de seus ramos.
Sendo assim está mais que comprovada a eficácia da auriculoterapia, lógico que a patologia que é apresentada pode melhorar e muito com aurículo, sendo um tratamento a longo ou a curto prazo.
Até as próximas postagens!

Um comentário:

  1. Oi Eliana, eu simplesmente amei seu Blog. Esta matéria em especial. Tenho problemas na coluna desde os 18 anos e a única terapia que resolve é a auriculoterapia. Depois que conheci esta técnica minha vida mudou. Tira a dor com as mãos. Moro em São Paulo e minha irmã, que mora no interior e começou a fazer com uma terapeuta maravilhosa, me indicou. Então tenho ido a cada 15 dias para lá para continuar o tratamento. Tentei achar aqui em São Paulo alguém que faça comas agulhinhas, não com as sementes, mas infelizmente ainda não achei. Você saberia me indicar algum terapeuta aqui na região oeste de São Paulo?
    Muito obrigada. Beijocas.

    ResponderExcluir

Obrigada por deixar seu comentário.